Como elaborar um bom planejamento

Como elaborar um bom planejamento

Início do ano é um período necessário para ter em mãos um bom planejamento, seja ele pessoal ou empresarial.

O planejamento serve para determinar o que a empresa ou pessoa deve desenvolver, seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor, ou seja, rumo a atingir os objetivos e metas.

Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.

Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

Para iniciar o planejamento, é importante responder a três questões principais:

* Onde estamos?

* Para onde queremos ir?

* Como chegar lá?

Veja outras dicas para você ter sucesso em seu planejamento:

Tenha métricas de antes e depois

Você precisa levantar números e guardá-los para que você no futuro consiga mostrar para a equipe e diretoria que suas ações surtiram efeito. Caso suas mudanças sejam também no espaço físico, lembre-se de tirar fotos para confrontar com os resultados posteriores.

Metas: seja ousado mas não tire os pés do chão

Suas metas têm que ser baseadas sempre nas métricas atuais e nos indicadores que foram estudados e planejados antes. É importante que você pense em crescimentos progressivos e não planeje dar passos tão largos que não possa alcançar. O estabelecimento das metas pode gerar motivação ou frustração para os colaboradores envolvidos, então tome cuidado.

Monitore

Acompanhe suas metas e veja se sua equipe está indo para o caminho desejado ou se é necessário mudar as estratégias. É normal que falhas no processo aconteçam, mas se você monitorar não vai deixar nenhum erro virar uma bola de neve. Quanto antes você achar, antes você se livra e evita mais problemas.

Como vimos, um bom planejamento é iniciado com a organização de tudo que é preciso ser feito, prosseguindo para o alinhamento das estratégias, assim como aqueles que vão executar. Monitore, meça os resultados, revise e se necessário faça mudanças. Tendo esses pontos em mente, certamente as chances de alcançar o sucesso serão ainda maiores.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para que você faça um excelente e funcional planejamento!

Compartilhar:

Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí-SP

    ORGANIZAR É CONVIDAR O ESSENCIAL PARA ENTRAR. É através do nosso propósito que encontramos soluções e sentimento de realização.

Deixe seu Comentário

Refúgios no Interior de SP

"Viajar é fazer escolhas!"

Nós seguimos mudando. Às vezes com uma frequência assustadora, mas sempre com um aprendizado a carregar. Se você tivesse todo o dinheiro que necessita e todo o tempo que sonha agora mesmo, para onde viajaria?

Encontre o Seu Refúgio

Tão importante como viajar é o processo de programar a sua viagem! Escolha onde ficar, onde visitar e onde comer no REFÚGIOS NO INTERIOR