Alguns motivos que fazem as empresas perderem vendas!

Alguns motivos que fazem as empresas perderem vendas!

Muitas empresas deixam de vender e até mesmo afastam seus clientes por motivos que nem sempre estão evidentes. Esses motivos variam desde falta de conhecimento, atendimento ruim ou falta dos produtos adequados, de acordo com a procura de seu público.

Confira alguns motivos que fazem com que as empresas perdem vendas:

Equipe despreparada

Alguns outros fatores, relacionados ao treinamento das equipes de vendas e atendimento, por exemplo, são cruciais para o sucesso das vendas. Se algumas das situações abaixo acontecem no seu negócio, é sinal de que você tem uma equipe despreparada e, portanto, precisa melhorar estes processos:

Demora ao responder dúvidas dos clientes;

E-mails mal elaborados ou contatos telefônicos mal feitos;

Exposição mal feita dos produtos (seja no site ou na loja física);

Desconhecimento das necessidades reais do cliente;

Os itens anteriores demonstram falta de habilidade dos colaboradores em lidar com rotinas simples do dia a dia, mas que podem fazer grande diferença. Para corrigir estas falhas, contudo, basta treinamento e acompanhamento da rotina das equipes para implementar melhorias.

Falta de foco no cliente

Às vezes o vendedor se deixa levar pelo ego, pela vaidade, e acredita que são necessárias super-habilidades para ser um campeão de vendas. Na verdade, o ponto de partida deve ser o foco no cliente. Por isso, tenha em mente o que ele realmente quer e precisa. Quando sua equipe de vendas não está treinada para saber extrair informações acerca das reais necessidades do comprador, ela normalmente falhará e isso será mais uma razão para perder vendas.

Falta de habilidade para gerenciar o relacionamento com o cliente

Por último está a falta de habilidade para gerenciar o relacionamento com os clientes. Vale ressaltar que a empresa precisa ter registrados todos os dados de seus consumidores, não apenas os usuais (como endereço e telefone), mas também informações que auxiliem o empresário a identificar novas necessidades. Por exemplo, saber do que o cliente gosta e qual seu estilo de vida é muito interessante.

Além disso, faz parte desse relacionamento, manter uma comunicação direta com cada cliente. Isso pode ser feito por meio dos e-mails marketing, de promoções exclusivas, oferta de brindes e benefícios que são conferidos apenas para quem já comprou com você, dentre outras ações. Cabe dizer que deixar o cliente ciente de novidades sobre a marca também é fundamental.

Queda na qualidade

Os consumidores memorizam a experiência que tiveram com cada produto que adquiriram e, se em algum momento, acontece uma decepção quanto à sua qualidade, terão dificuldade de voltar a confiar no fabricante. Uma organização que deseja a fidelização de clientes deve manter a estabilidade da qualidade da produção.

Não dá para, em uma semana, oferecer produtos/serviços de alta qualidade e, na semana seguinte, apresentar algo de qualquer jeito. Lembre-se que a fidelização é um processo que acontece todos os dias e em todas as experiências.

Não levar as críticas e sugestões dos clientes em consideração

Muitas organizações abrem espaço para que seus clientes deem suas opiniões a respeito da qualidade dos produtos/serviços e do atendimento, porém, são poucas as que realmente buscam corrigir os problemas apontados. A empresa deve ter atenção a tudo o que está sendo levantado pelo seu público e alinhar o seu trabalho para se tornar o mais satisfatório possível.

Não promover mudanças

Algumas organizações perdem clientes simplesmente porque acreditam que depois de atingir um determinado número de vendas por mês não precisam mais fazer nenhum esforço para se manter como líder de seus setores. Porém, quem não promove mudanças e inovações não se destaca no mercado. A falta de criatividade mata muitos bons negócios. Lembre-se sempre que chegar ao topo não é difícil, o que é realmente desafiador é se manter nele. 

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Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí-SP

    ORGANIZAR É CONVIDAR O ESSENCIAL PARA ENTRAR. É através do nosso propósito que encontramos soluções e sentimento de realização.

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