Você conhece as “Profecias dos Papas”?

Você conhece as “Profecias dos Papas”?

Você já ouviu falar nas Profecias de São Malaquias ou “Profecias dos Papas”?

Além de São Malaquias, outro profeta conhecido por ter visões a respeito dos Papas da Igreja Católica é Nostradamos.

O profeta francês Nostradamus previu que um "papa negro" assumiria o trono do Vaticano antes que o mundo finalmente chegasse ao fim. "A princípio, haverá doenças letais como advertência. Depois, surgirão pragas, e morrerão muitos animais; catástrofes acontecerão, mudanças climáticas e, finalmente, começarão as guerras e invasões do rei negro".

Já São Malaquias disse que o 112º homem a assumir o trono do Vaticano depois de Celestine II, no século XII, seria denominado "o Papa antes do fim dos tempos" e, nessa época, "a cidade das sete colinas será destruída". Em seus manuscritos, ele deu a entender que esse lugar é Roma. Logo, entendemos que seria o fim da Igreja Católica.

Com a renúncia do Papa Bento XVI e a aproximação de um novo Conclave, muitas pessoas tem indagado se não seriam verdadeiras as profecias de São Malaquias. Ora, é sabido que, de fato, existiu São Malaquias. Nascido em 1094, na Irlanda, foi ordenado sacerdote em 1119 e em 1132 nomeado Arcebispo de Armagh. Sua amizade com São Bernardo de Claraval foi bastante profunda. Em sua segunda viagem para Roma, via Claraval, adoeceu e acabou por falecer nos braços do amigo.

Os 74 primeiros dísticos da lista dos Papas, no Lignum Vitae, são acompanhados de breve comentário, da autoria do historiador espanhol Afonso Chacón, dominicano, falecido após 1601. o comentário aplica os dizeres da Profecia aos 74 Papas que governaram desde Celestino II (f 1144), um dos contemporâneos deS. Malaquias, até Urbano VIII (| 1590); mostra como o conteúdo de cada oráculo se cumpriu adequadamente na figura do Pontífice ao qual é referido.

Alguns exemplos de previsões feitas por são Malaquias:

O perseguido

LEMA – “Aquila Rapax” (“Águia de rapina”)

PAPA – Pio 7

PAPADO – De 1800 a 1823

A interpretação que justifica a atribuição do lema é que esse líder viveu durante o domínio militar de Napoleão Bonaparte, cujo símbolo era uma águia imperial.

O crucificado

LEMA – “Crux de Cruce” (“Cruz da cruz”)

PAPA – Pio 9

PAPADO – De 1846 a 1878

As cruzes seriam metáforas para as dificuldades que enfrentou. Seu pontificado foi afetado pela Revolução Italiana (1848-1859) e ele ainda morreu enclausurado no Vaticano.

O iluminado

LEMA – “Lumen in Coeluo” (“Luz no céu”)

PAPA – Leão 13

PAPADO – De 1878 a 1903

Embora tenha sido um papa rígido, era também um amante das ciências e das artes. Foi considerado um “iluminado” por estar à frente de seu tempo.

O estrelado

LEMA – “Ignis Ardens” (“Estrela ardente”)

PAPA – Pio 10

PAPADO – De 1903 a 1914

O lema completo é “Ignis Ardens Funatus de Littore Veniet”. O escudo desse papa tinha uma estrela (“Ignis Ardens”) e ele mesmo no mar de Veneza (“de Littore Veniet”).

O breve

LEMA – “De Medietate Lunae” (“Pelo período de uma Lua”)

PAPA – João Paulo 1º

PAPADO – 1978

O italiano morreu de um provável ataque cardíaco 33 dias após assumir o pontificado. Ou seja, ficou no cargo aproximadamente o tempo de um ciclo lunar.

O trabalhador

LEMA – “De Labore Solis Optimo” (“Pelo excelente trabalho do Sol”)

PAPA – João Paulo 2º

PAPADO – De 1978 a 2005

Pode se referir ao incansável empenho de João Paulo 2: ele foi o papa que mais viajou ao redor do mundo. Ou ao fato de que nasceu e morreu em dias com eclipse solar.

O penúltimo

LEMA – “Gloria Olivae” (“Glória da oliveira”)

PAPA – Bento 16

PAPADO – De 2005 a 2013

Era da Ordem de São Bento, cujo símbolo é uma oliveira. E foi o primeiro papa pertencente à Ordem dos Olivetanos, também conhecidos como beneditinos.

O desolador

LEMA – “Petrus II” (“Pedro 2º”)

PAPA – Francisco

PAPADO – A partir de 2013

A profecia dizia que o sucessor de Bento 16 assumiria o nome de Pedro 2º. Ela errou: o novo papa se batizou como Francisco. E é até bom que esteja errada porque o restante do lema dizia: cTu, in desolacione suprema sede. Ecce Petrus Romanus, ultimus Dei veri Pontifex!” A tradução seria algo como: “Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, o último papa do Deus verdadeiro!” Ainda segundo são Malaquias, esse papa “alimentará seu rebanho entre muitas turbulências, e então a cidade das sete colinas será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo”. A cidade seria Roma, onde fica o Vaticano.

E o como saber se Papa Francisco é mesmo o Papa dos fins dos tempos?

Apesar de toda a revolução que o atual papa tem feito, ainda existe o fato de que ele é o 112º homem a assumir o trono do Vaticano, como São Malaquias previu, e esse fato não pode ser deixado de lado. Os numerólogos observaram a data da eleição: 03/03/13, terceiro dia, sendo Jorge Mario Bergoglio eleito na terceira votação do conclave.

Além disso, no dia da primeira votação do conclave, a luz que iluminava a Basílica de São Pedro se apagou repentinamente, cortando toda a claridade do lugar, o que leva a crer que Nostradamus não se referia a um papa de cor negra, mas sim "recebido" pela escuridão, representada pela falta de energia no local.

Compartilhar:

Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí-SP

    ORGANIZAR É CONVIDAR O ESSENCIAL PARA ENTRAR. É através do nosso propósito que encontramos soluções e sentimento de realização.

Deixe seu Comentário

Refúgios no Interior de SP

"Viajar é fazer escolhas!"

Nós seguimos mudando. Às vezes com uma frequência assustadora, mas sempre com um aprendizado a carregar. Se você tivesse todo o dinheiro que necessita e todo o tempo que sonha agora mesmo, para onde viajaria?

Encontre o Seu Refúgio

Tão importante como viajar é o processo de programar a sua viagem! Escolha onde ficar, onde visitar e onde comer no REFÚGIOS NO INTERIOR